IconePerguntas Frequentes

Perguntas Frequentes
ECLASS FGV

Perguntas Frequentes - Professor
1 - Como acesso o ambiente?

Professores SP: Login e senha iguais ao Docente Online. Em caso de dificuldades com login, entre em contato com a equipe do LEPI (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Informática).

Professores RJ: Login e senha iguais ao Docente Online. Em caso de dificuldades com login, entre em contato com NGSA RJ.

2 – Esqueci minha senha ou tenho dúvidas de qual seja.

Para recuperar a senha clique na opção "Esqueceu sua senha?" localizada na página inicial do ECLASS.fgv.br.

3 – Não visualizo a(s) disciplina(s).

As disciplinas só aparecem no ECLASS após processo de carga dos dados do Sistema Acadêmico para ECLASS, durante a madrugada (entre 2:00 e 4:00). Caso você não esteja visualizando sua disciplina, verifique com a SRA se ela já foi cadastrada.

4 – Os alunos alegam não visualizar minha disciplina.

Verifique em Lista de classe se o aluno está matriculado na disciplina:

• Aluno não aparece na lista de classe: oriente aluno a verificar sua situação na SRA.

• Aluno aparece na lista de classe: verifique se a data de início da disciplina está vigente. Se ainda não estiver e você quiser disponibilizar aos alunos, basta seguir estes passos no ECLASS:
1. Acesse a disciplina
2. Clique em Ferramentas
3. Clique em Informações da Disciplina, na opção Data de início e altere para a data atual ou a data desejada.

5 – Os alunos acessam a disciplina, mas não visualizam os conteúdos

Verifique se os conteúdos disponibilizados estão “Publicados” ou em “Rascunho”, caso estejam em “rascunho” basta alterar seu status:

• Na disciplina em questão, acesse a área “Conteúdo”;
• Acesse o módulo onde está localizado o conteúdo em questão;
• Selecione o botão: “Edição em massa”;
• Observe que as regras do conteúdo ficam liberadas para edição, altere o status para “Publicado” e clique no botão “Edição Concluída”.

Veja o passo a passo. Clique aqui

6 – Cadastro de monitores, alunos e professores convidados/ouvintes:

Para realizar o cadastro de pessoas com este perfil (convidado/ouvinte) na disciplina é necessário fazer a solicitação junto a Secretaria de Registro Acadêmico responsável pelo seu curso.

7 – Com funciona o processo de “Carga”?

Para que a disciplina seja criada no ECLASS existe um processo de “carga” que transporta as informações do LYCEUM (sistema acadêmico da FGV) para o ECLASS (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Para que este processo ocorra é necessário que a disciplina cumpra os seguintes requisitos no LYCEUM:

o A disciplina deve ter Professor cadastrado;
o O campo “Integração com sistema de ensino à distância" deve estar marcado;
o A disciplina deve ter Aluno matriculado;
o A disciplina deve ter Horário;
o A disciplina deve ter Agenda;

Após sua criação LYCEUM, cumprindo estes requisitos, a disciplina é disponibilizada no ECLASS dentro de 24 horas.

Perguntas Frequentes - Alunos
1 - Como acesso o ambiente?

Alunos de SP: igual ao código de pessoa (número da carteirinha) senha iguais ao do Aluno Online. Em caso de dificuldades com login e/ou senha, entre em contato com a equipe do LEPI (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Informática).

Alunos de RJ: Login: igual ao número da matrícula ou código de pessoa (número da carteirinha). Senha: igual a do Aluno Online. Em caso de dificuldades com login, entre em contato com NGSA RJ.

2 – Esqueci minha senha ou tenho dúvidas de qual seja.

Para recuperar a sua senha clique na opção "Esqueceu sua senha?" localizada na página inicial do ECLASS.fgv.br.

3 – Não visualizo a(s) disciplina(s).

Você pode NÃO visualizar sua disciplina por três motivos:

1. A disciplina ainda não está vigente, ou seja, a “data de início” é posterior ao seu acesso. A menos que o professor altere a “data de inicio da disciplina”, ela só poderá ser visualizada quando estiver vigorando. Ex.: Data de início de uma determinada disciplina é 27/12/15 - Alunos que acessarem o sistema antes desta data, não enxergam essa disciplina. Apenas o professor tem acesso a essa disciplina e, somente ele, poderá ou não alterar esta data para disponibilizar sua visualização.

2. Situação irregular: entre em contato com a Secretaria de Registro Acadêmico para regularizar sua situação.

3. Realizou matrícula na disciplina e/ou regularizou situação com secretaria a menos de 24 horas. Existe um prazo para que o sistema da secretaria se comunique com o ECLASS, por este motivo você só visualizará sua disciplina após o prazo de 24 horas da regularização/matrícula.